terça-feira, 11 de setembro de 2012

Seminário Estadual de Direitos Humanos, Ética e Serviço Social: Fundamentos e Desafios


José Damião
Lima Trindade
Procurador de Justiça do
Estado de São Paulo
O Seminário Estadual Direitos Humanos, Ética e Serviço Social: fundamentos e desafios, promovido pelo CRESS-SP 9º Região/SP, em 10 de agosto no Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, no bairro da Liberdade, em São Paulo, contou com a participação de mais de 500 pessoas. O aprofundamento em questões relacionadas a dois grandes eixos foram levantadas: a perspectiva histórica dos Direitos Humanos, com a palestra do Procurador de Justiça do Estado de São Paulo, José Damião Lima Trindade, e os fundamentos críticos do Serviço Social, com a conferência da Doutora em Serviço Social, Maria Lúcia Silva Barroco.

Uma dinâmica de miniconferências deu sequência ao Seminário, com o debate de cada um dois itens principais. No âmbito dos fundamentos históricos dos Direitos Humanos foram discutidos aspectos referentes ao “Gênero e Etnia”, da qual eu participei ativamente, “Conflitos na terra e pela Terra” e “Trabalho e direitos no capitalismo”, conduzidas, respectivamente, pelas assistentes sociais: Eloísa Gabriel dos Santos, presidenta do CRESS-SP 9º Região/SP; Raquel Santos Sant’Ana, Doutora e livre docente em Serviço Social; e Maria Beatriz Costa Abramides, Doutora em Serviço Social pela PUC/SP.

Andrea Almeida Torres (a 2ª da esquerda para a direita)
e demais colaboradores do Seminário

Já as mini-conferências que permearam os fundamentos dos Direitos Humanos, com destaque para a relação com a ética profissional, abordaram assuntos ligados a “Área sociojurídica: interfaces e particularidades”, “Políticas de seguridade social” e “Violência e questão urbana”, realizadas pelas assistentes sociais Silvia Alapanian, Doutora em Serviço Social e Política Social pela PUC/SP; Marlene Merisse, Mestre em Serviço Social pela PUC/SP; e Andrea Almeida Torres, Doutora em Serviço Social pela PUC/SP. 

Neste encontro pudemos acompanhar o debate e as reflexões atuais sobre a questão dos direitos humanos, a ética e o Serviço Social e os nossos desafios frente a uma sociedade cada vez mais marcada pelas desigualdades sociais. Ficou evidente o grande desafio que nós, assistentes sociais, temos pela frente no cotidiano do nosso fazer profissional.

Dulcineia, Cintia, outra colega assistente social e Adeildo Vila Nova
Um momento oportuno para rever alguns colegas e atualizar a nossa rede de relacionamentos. Aproveitei a oportunidade para presentear minhas colegas de profissão com o meu livro, que acabou de "sair do forno" e que em breve será lançado oficialmente. Reencontrei as assistentes sociais Dulcinéia e Cíntia, que também faz parte da diretoria do Conselho Regional de Serviço Social/Sede de Santos. O final do encontro foi marcado por debates das demandas levantadas durante as palestras, além das considerações finais dos palestrantes.

__________________________________________________________________
Acesso em: 30 ago. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário