sexta-feira, 10 de maio de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE A QUESTÃO DAS DROGAS EM SANTOS


Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata das questões relacionadas às drogas promove debate a questão com a população e representantes de entidades.

Organizadores, palestrantes e debatedores da
Audiência Pública realizada em Santos
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata de ações de prevenção  e no Combate às Drogas da Câmara de Santos, realizou no dia 30 de abril, no auditório Zeny de Sá Goulart audiência pública sob o tema: Família e Sociedade na Luta contra as Drogas. O vereador Ademir Pestana (PSDB), que preside a CEV afirmou que essa audiência foi a primeira de uma série de outras que virão. “Queremos debater o tema de forma abrangente e por isso nossa intenção é reunir os diversos segmentos da sociedade. Vamos trazer representantes do Poder Judiciário e das polícias civil e militar”.
Foram convidados a debater o tema o vice-prefeito e psicólogo Eustázio Pereira Filho, o médico psiquiatra, Sidney Gaspar e o Pastor Helder Ticou Didoff, do Projeto Cristolândia, em São Paulo que falou do trabalho com dependentes abusivos na Cracolândia, da Capital Paulista. O pastor Helder informou que lá, o projeto já recebeu mais de 1.500 dependentes, sendo que a capacidade de atendimento é de 200 pessoas por dia. Todos recebem alimentação, tomam banho, participam de cultos religiosos e são aconselhados por voluntários. A desintoxicação não prevê medicação e todos recebem abrigo. As etapas do trabalho também incluem internação e reinserção social.
O Auditório "Vereadora Zeny de Sá Goulart" ficou lotado
de pessoas interessadas na discussão do tema
Eustázio Pereira Filho conheceu o trabalho da Cristolândia durante encontro anterior em seu gabinete, quando representantes do projeto puderam apresentar detalhes do trabalho. A parceria com a prefeitura foi anunciada durante a audiência pelo vice-prefeito. A cidade passa a ganhar uma base da Cristolândia, cujo imóvel fica na Av. Bernardino de Campos, no Bairro Campo Grande. Segundo Eustázio, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa o delegou para realizar e gerenciar este trabalho, dado a sua experiência no assunto por muitos anos à frente da COMAD.
Para o diretor clínico do Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista (PAI), Sidney Gaspar as autoridades de saúde do Brasil, demoraram muito para constatar que a droga é um problema de saúde pública. Sobre a internação compulsória informou que os resultados não têm se mostrado satisfatórios se comparados aos resultados do atendimento feito pelos consultórios de rua que classificou como sendo infinitamente melhor. O psiquiatra também elencou os problemas causados pela droga, informando que 10% dos adultos jovens que sofrem de infarto no miocárdio são usuários de cocaína e que a droga proporciona uma destruição biológica, uma vez que compromete vários órgãos.
Grupo Cantante "Clave de Sol" composto por pacientes da
SENAT que estão em tratamento ambulatorial 
A audiência contou ainda com a apresentação do grupo, Coral Cultural Cantante “Clave de Sol”, formado por pacientes da Seção Núcleo de Atenção ao Toxicodependente (SENAT), da Prefeitura e coordenado pelos psicólogos Vivian Cristina e Leandro Ferreira. Ao final, o público pode manifestar-se com perguntas e colocações sobre o tema. Foram diversos os questionamentos, especialmente no que se refere à internação compulsória e sobre a estrutura disponibilizada pelo Poder Público municipal para esses pacientes. O tema requer outros momentos de reflexão e de debates para que possamos nos aprofundar em temas e propostas trazidas durante a atividade. Um dos encaminhamentos é a realização de uma segunda Audiência Pública, agora com representantes do Poder Judiciário e das polícias Civil e Militar, afim de que a questão de segurança seja debatida e que o problema não seja tratado apenas como questão de segurança, mas de saúde e de assistência social. 
_______________________________________________________________________________
Fotos e Colaboração: Jornalista Delaine Amaral

Um comentário:

  1. muito legal seu post e gostei mesmo do seu blog muito interessante me visite mais vezes espero por seus comentarios em um dos meus blogs acessa aí

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    grato

    junior

    ResponderExcluir