Profa. Dra. Maria Lúcia Barroco |
No primeiro dia da atividade, dia 27, foi ministrado o curso Ética em Movimento visando possibilitar a qualificação instrumental e ético-política das gestões, na perspectiva da efetividade da sua função precípua. O curso foi coordenado pelas assistentes sociais Leonir Viana dos Santos e Marisa Almeida Blanco, que também são membros da Comissão Permanente de Ética (CPE), do CRESS-SP. A palestra de abertura do curso foi ministrada pela professora e doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) Maria Lúcia Barroco, que falou sobre Ética e Sociedade. O curso é estruturado em quatro módulos, da seguinte maneira: Ética e Sociedade (módulo I), Ética e Práxis Profissional (módulo II), Ética e Instrumentos Processuais (módulo III) e Ética e Direitos Humanos (módulo IV).
Representantes do CRESS/SP e das Seccionais |
A necessidade de o CRESS-SP ter representatividade em muitos conselhos de direitos foi questionada, tendo em vista que o que mais importa é a qualidade e não a quantidade destas representações. O mais importante é saber o que iremos defender nesses espaços. É preciso que tenhamos muito claro o nosso papel nesses conselhos. O vice-presidente ressaltou que, infelizmente, algumas áreas de atuação são privilegiadas se o coordenador/diretor atua nessas áreas. Além disso, outro destaque foi dado para que os diretores das seccionais atentem mais para a realidade social e política da região, não limitando-se apenas à cidade onde a seccional esteja instalada. Outro ponto, também muito discutido foi sobre a qualidade e a eficiência da comunicação interna e externa.
Representantes da Sede Estadual e das Seccionais |
A realização do Fórum foi uma oportunidade para que a Diretoria da Sede Estadual e das Seccionais pudessem sentar e discutir os rumos que os CRESS estão tomando. Um momento de prestação de contas, mas também de muita integração entre os presentes. Esse é um momento único, onde podemos falar das nossas dificuldades e das dificuldades encontradas em cada uma das seccionais. Estamos aqui para tentarmos estabelecer alguns parâmetros de atuação na direção de um órgão tão importante e primordial para a garantia de que nossa serviços serão prestados baseados em critérios técnicos e objetivos e não apenas em especulações sobre isso ou aquilo. É muito importante falarmos sobre as nossos problemas, as nossas dificuldades, nossos anseios e nossas frustrações. A integração entre os diversos dirigentes das seccionais, mais os profissionais de base e a Diretoria da Sede foi fundamental para o sucesso do evento que, de acordo com os participantes e organizadores, foi fundamental para o sucesso do encontro.
O próximo Fórum de Dirigentes será
realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2013. O Fórum acontecerá
simultaneamente com o Encontro de Funcionários e a Assembleia, na cidade de São Paulo, em local ainda a ser
definido.
Fotos: Adeildo Vila Nova e Antônio Simões
Nenhum comentário:
Postar um comentário