quinta-feira, 2 de maio de 2013

CRESS/SP DISCUTE ÉTICA PROFISSIONAL NO SERVIÇO SOCIAL

O Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS-SP) discute a importância da Ética profissional dos Assistentes Sociais em Fórum de Dirigentes dos Conselhos


Profa. Dra. Maria Lúcia Barroco
Com o objetivo de qualificar profissionalmente os diretores e os núcleos de base do das Seccionais do estado de São Paulo e formar multiplicadores sobre a importância da Ética Profissional no desempenho das atividades dos assistentes sociais do estado, o Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS-SP) reuniu-se nos dias 27 e 28 de abril no primeiro Fórum de Dirigentes de Conselhos de 2013. O  Instituto Salesiano Pio XI, situado à rua Pio XI, 1.100, no Alto da Lapa, em São Paulo, foi o local escolhido pela organização para realização do evento. Representando a Seccional de Santos e Vale do Ribeira, estiveram presentes o Diretor Antônio Simões e o profissional de Base Adeildo Vila Nova. Além dos representantes das seccionais espalhadas pelo estado.

No primeiro dia da atividade, dia 27, foi ministrado o curso Ética em Movimento visando possibilitar a qualificação instrumental e ético-política das gestões, na perspectiva da efetividade da sua função precípua.  O curso foi coordenado pelas assistentes sociais Leonir Viana dos Santos e Marisa Almeida Blanco, que também são membros da Comissão Permanente de Ética (CPE), do CRESS-SP.  A palestra de abertura do curso foi ministrada pela professora e doutora da Pontifícia Universidade Católica  de São Paulo (PUC) Maria Lúcia Barroco, que falou sobre Ética e Sociedade. O curso é estruturado em quatro módulos, da seguinte maneira: Ética e Sociedade (módulo I), Ética e Práxis Profissional (módulo II), Ética e Instrumentos Processuais (módulo III) e Ética e Direitos Humanos (módulo IV).

Representantes do CRESS/SP e das Seccionais
Os diretores e representantes das bases têm a responsabilidade de multiplicar o curso em suas bases e seccionais por todo o estado de São Paulo, afirmou o vice-presidente do CRESS-SP, Marcos Valdir da Silva. A realização do curso é o resultado da deliberação do 40º Encontro Nacional de CFESS/CRESS. Foi com esse desafio que cada um dos diretores e representantes das bases espalhadas pelo estado saíram do encontro.

A necessidade de o CRESS-SP ter representatividade em muitos conselhos de direitos foi questionada, tendo em vista que o que mais importa é a qualidade e não a quantidade destas representações. O mais importante é saber o que iremos defender nesses espaços. É preciso que tenhamos muito claro o nosso papel nesses conselhos. O vice-presidente ressaltou que, infelizmente, algumas áreas de atuação são privilegiadas se o coordenador/diretor atua nessas áreas. Além disso, outro destaque foi dado para que os diretores das seccionais atentem mais para a realidade social e política da região, não limitando-se apenas à cidade onde a seccional esteja instalada. Outro ponto, também muito discutido foi sobre a qualidade e a eficiência da comunicação interna e externa.

Representantes da Sede Estadual e das Seccionais
A realização do Fórum foi uma oportunidade para que a Diretoria da Sede Estadual e das Seccionais pudessem sentar e discutir os rumos que os CRESS estão tomando. Um momento de prestação de contas, mas também de muita integração entre os presentes. Esse é um momento único, onde podemos falar das nossas dificuldades e das dificuldades encontradas em cada uma das seccionais. Estamos aqui para tentarmos estabelecer alguns parâmetros de atuação na direção de um órgão tão importante e primordial para a garantia de que nossa serviços serão prestados baseados em critérios técnicos e objetivos e não apenas em especulações sobre isso ou aquilo. É muito importante falarmos sobre as nossos problemas, as nossas dificuldades, nossos anseios e nossas frustrações. A integração entre os diversos dirigentes das seccionais, mais os profissionais de base e a Diretoria da Sede foi fundamental para o sucesso do evento que, de acordo com os participantes e organizadores, foi fundamental para o sucesso do encontro.

O próximo Fórum de Dirigentes será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2013. O Fórum acontecerá simultaneamente com o Encontro de Funcionários e a Assembleia, na cidade de São Paulo, em local ainda a ser definido. 

__________________________________________________________________
Fotos: Adeildo Vila Nova e Antônio Simões








Nenhum comentário:

Postar um comentário