segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ASSISTENTES SOCIAIS LANÇAM LIVRO EM SANTOS

Lançamento foi realizado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista, no dia 02 de outubro de 2013, às 16h., pela Editora Veras.

Coordenadora do Curso de Serviço Social da UNIFESP
Professora Ana Rojas saudando as autoras do livro
As assistentes sociais e professoras universitárias Fausta Alzirina Ornelas Pontes Mello, Maria de Lourdes Bohrer Antônio (Malu) e Maria Natália Ornelas Pontes Bueno Guerra lançaram, no dia 02 de outubro de 2013, o livro: Família, (Des)proteção Social e Direito à Vida. A obra faz parte da Série Coletâneas, da Veras Editora. O livro reúne três artigos sínteses das suas dissertações de Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). De acordo com Rosa Maria Ferreiro Pinto, o conjunto dos textos elaborados pelas autoras mostra a diversidade e a riqueza da prática profissional do Serviço Social e, certamente, interessa a todos os profissionais que se ressentem de publicações contemporâneas sobre vivências e experiências em relação ao trabalho do assistente social. E complementa dizendo que as reflexões vêm ao encontro das necessidades atuais da categoria profissional, oferecendo subsídios para a criação e recriação de ações na direção de um projeto profissional comprometido com uma sociedade realmente democrática, onde os direitos sociais sejam respeitados.

Professora Myrian Veras Baptista -
Coordenadora do NCA/PUC-SP
Para a Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade, docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP, professora Maria Lúcia Martinelli, referência para o Serviço Social no Brasil e responsável pelo prefácio da obra: desemprego, fragilidade de vínculos familiares, falta de acesso a bens, serviços e direitos acabam por penalizar quem tanto carece de proteção, a criança, vitimizada, muitas vezes, em sua própria casa. Martinelli apresenta cada uma das autoras individualmente e faz considerações sobre cada um dos artigos apresentados, trazendo aos leitores detalhes da vida acadêmica e profissional de cada uma delas. Pela grandeza e magnitude, a causa não é apenas para um profissional ou para uma profissão, mas é um compromisso inadiável para os que lutam por uma sociedade justa, digna e igualitária, afirma a professora. O lançamento contou com a palestra de abertura dos trabalhos com a professora Myrian Veras Baptista (foto), uma referência na área de pesquisa sobre a criança e o adolescente e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente (NCA), da PUC-SP. Com seu profissionalismo, conduziu uma plateia que a ouvia atentamente. Um exemplo de vida e de dedicação à atividade acadêmica.  

Capa do Livro
O livro está organizado em três capítulos subdivididos subtítulos. O primeiro capítulo: Relações Socioafetivas Intergeracionais e a guarda de Crianças, da professora Malu, está subdividido em três tópicos: As histórias familiares, Relações socioafetivas familiares na perspectiva intergeracional e as considerações finais, além das Referências. O segundo Vulnerabilidade social das famílias afetadas pela epidemia da Aids: desafios para a proteção social no Brasil, da professora Natália subdivide-se em: A Aids próxima de nós, A família pobre em condição de vulnerabilidade social e vivendo com HIV/Aids, O trabalho afetando a vida, A proteção social: direito versus desafios, as Considerações finais e as Referências. Por último, o terceiro capítulo: Desafios de Tecer a Rede de Proteção Integral a Crianças Vitimizadas, da professora Fausta subdividido em cinco tópicos: Violência contra as crianças, A violência na atualidade, A criança e o sofrimento ético-político: a análise dos entrevistados, Complexidade da criança/família exige abordagem complexa em rede, Os desenhos como símbolos da rede, as Considerações finais e as Referências. A obra é finalizada com um breve currículo de cada uma das autoras. 

Serviço:
Livro: Família, (Des)Proteção Social e Direito à Vida
Autores: Fausta Alzirina Ornelas Pontes Mello, Maria de Lourdes Bohrer Antônio (Malu) e Maria Natália Ornelas Pontes Bueno Guerra
Editora: Veras
Páginas: 114
Preço: R$ 25,00 (vinte e cinco reais)

_______________________________________________________________________________
Fotos: Adeildo Vila Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário